Dia Mundial da Diabetes: Consultas gratuitas ajudam pessoas que vivem com Diabetes tipo II a gerir a doença


04 Nov
04Nov

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, as Farmácias Holon vão implementar, ao longo de duas semanas, uma campanha destinada a todas as pessoas com Diabetes tipo II, que utilizam equipamentos de medição de glicemia.


De 8 a 11 e de 15 a 19 de novembro, as Farmácias Holon, através do serviço “Diabetes Check”, vão disponibilizar consultas gratuitas, realizadas pelos profissionais da equipa de Intervenção Farmacêutica. No final da consulta, o utente tem a oportunidade de atualizar o seu dispositivo da glicemia, trocando-o por um equipamento novo (Accu-Chek Instant).

“É fundamental não esquecer que existem outras doenças além da Covid-19. Por isso, queremos assinalar o Dia Mundial da Diabetes para alertar para a importância de uma adequada monitorização da Diabetes tipo II e para a necessidade de um acompanhamento próximo e profissional junto das pessoas que vivem com esta doença. O nosso serviço “Diabetes Check” foi criado exatamente com esta finalidade. Conscientes do quão desafiante pode ser para muitas pessoas saber como controlar e interpretar os resultados de glicemia, queremos ajudá-las”,  explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do projeto.

Nas consultas gratuitas, o farmacêutico Holon faz uma avaliação dos parâmetros de saúde, com a ajuda dos dispositivos Accu-Chek, da terapêutica e dos hábitos de vida da pessoa que vive com Diabetes. Após analise dos resultados, são definidas metas e estratégias para alcançar objetivos, sempre em conjunto com a pessoa que vive com Diabetes, através de um aconselhamento e acompanhamento personalizados durante um ano.

“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a Diabetes mellitus pode provocar idas frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, salienta ainda Joana Brito.

As consultas da diabetes gratuitas realizam-se das 9 às 18 horas, em 26 Farmácias Holon, em todo o país, nomeadamente na Covilhã, Aveiro, Lisboa, Porto,  Santarém, Faro, Portalegre e Setúbal.

O serviço de acompanhamento à pessoa com Diabetes é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, desde farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros, e representa um apoio fundamental na gestão diária da doença.

São recomendados hábitos de vida mais saudáveis:

1.    Ter uma alimentação saudável

2.    Controlar o consumo de hidratos de carbono

3.    Praticar exercício físico leve a moderado, de forma regular

4.    Evitar consumir qualquer tipo de tabaco

5.    Cuidar da visão e visitar periodicamente o oftalmologista

6.    Hidratar e cuidar bem da pele, sobretudo das extremidades (mãos e pés)

7.    Evitar variações bruscas dos níveis de glicemia: fazer lanches ligeiros entre as refeições principais.