19 Dec
19Dec

Pelo 10º ano consecutivo, o programa educativo do Lidl volta a levar às escolas nacionais uma mensagem de sensibilização sobre estilos de vida sustentáveis, com a colaboração da Direção-Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP). Na edição deste ano a ‘Turma Imbatível’ está reforçada, e conta também com o apoio da Associação Natureza Portugal | WWF e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN).


Dando continuidade ao seu programa educativo destinado às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico - ‘Turma Imbatível’ -, o Lidl regressa às escolas nacionais de norte a sul do país para promover comportamentos mais responsáveis e sustentáveis junto dos mais novos, ensinando-os a cuidar melhor da sua alimentação e do Planeta de forma lúdica e divertida.  Desde 2011, este programa já impactou mais de 100.000 alunos do 1º ciclo e 720 escolas. 

Empenhada em promover a interação entre as crianças e reforçar a relevância de temas ambientais e sociais, a ‘Turma Imbatível’ oferece às escolas interessadas um jogo de tabuleiro gigante - ‘Um jogo e peras!’ -, num formato simples e prático que os professores podem implementar em sala de aula. Este jogo tem uma duração de aproximadamente 30 minutos, dependendo do número de alunos, e permite dar aos mais novos um papel ativo na aprendizagem, com regras fáceis e um guião para o professor realizar a atividade em turmas separadas, garantindo a segurança e evitando que equipas externas estejam presentes. 

Desenhado com apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), o jogo aborda temas de currículo nacional alinhados à Cidadania & Desenvolvimento e à Estratégia Nacional de Educação Ambiental. 

Quem também se juntou à ‘Turma Imbatível’ nesta sua 10ª edição, foi a Associação Natureza Portugal | WWF, que contribuiu com novas perguntas e desafios, numa abordagem que incentiva as crianças a descobrir mais sobre o nosso planeta, despertando a curiosidade e promovendo o trabalho em equipa. Do mesmo modo, contamos este ano com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que contribuirá com a validação técnica dos conteúdos do projeto, em termos de uma alimentação saudável. 

Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, explica que “envolver os jovens na proteção da natureza e na luta por um futuro sustentável é uma prioridade comum à ANP|WWF e ao Lidl. Juntos, através da iniciativa Turma Imbatível, vamos partilhar conhecimento, sensibilizar e motivar a ação dos mais pequenos em prol de um planeta mais saudável e mais justo”. 

Nuno Lacasta, Presidente da APA, parceira deste projeto, refere que “A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enquanto Autoridade Nacional de Resíduos e no âmbito das suas competências de promoção e divulgação de iniciativas de educação ambiental, reconhece que o Projeto “Turma Imbatível”, do Lidl, se insere na prossecução dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, com particular relevância no Eixo Temático “Tornar a Economia Circular”. 

Já Domingos dos Santos, Presidente do Conselho da ANP - Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, considera que “a importância do consumo de frutas e legumes é fundamental para se ter uma alimentação equilibrada e saudável, como tal, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou o ano de 2021 como o ano internacional das frutas e legumes. A ANP apoia todas as iniciativas que promovam o consumo de fruta, em especial nas camadas mais jovens. Esta ação da Turma Imbatível promovida pelo Lidl, já é uma referência na promoção do consumo de frutas, nomeadamente a pera rocha”. 

Célia Craveiro, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Nutrição, considera que “promover a sustentabilidade alimentar desde cedo na vida de um indivíduo, poderá torná-lo um adulto mais consciente. Desta forma, programas de base comunitária que trabalhem estas matérias, no contexto do 1.º ciclo, estão alinhados com uma das atuais missões desta Associação, pelo que nos congratulamos por apoiar e incentivar a continuidade do Projeto “Turma Imbatível””.  

O jogo ‘Turma Imbatível’ será entregue em 100 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2021/2022 e dá a possibilidade, às 15 escolas com mais alunos inscritos, de participarem numa sessão com os jovens que integram o Generation Earth Portugal, um projeto de formação de jovens líderes ambientais da Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wildlife Fund (WWF). As 112 escolas que participaram no ano letivo passado vão também ser contactadas para receber os materiais novos do jogo e poderem continuar a dar um papel ativo na aprendizagem aos seus alunos. 

As inscrições estão abertas, através do e-mail turma.imbativel@lidl.pt, sendo completamente gratuitas e limitadas a 100 escolas.