3m's - Menina, Mulher, Mãe


3m's - Menina, Mulher, Mãe
“Só chora quando está contigo, durante o dia ninguém o ouve”.
Quando vos disserem esta frase sobre os vossos filhos, respirem de alívio! Se tal acontece, significa que estão a construir uma relação de confiança e de proximidade com eles.
Na verdade, eles funcionam de forma semelhante a qualquer um de nós.
Faria sentido, referindo-se a vocês, o vosso companheiro/um familiar próximo/uma amiga, partindo do pressuposto que têm uma boa relação, dizer em tom de queixa: “Ela só expressa tristeza/zanga/frustração/cansaço/medo/saudade quando está comigo ao final do dia! No trabalho nem dão por ela, parece estar bem”.
Tal como nós, que durante o dia contemos muito do que sentimos por estarmos num ambiente em que não temos tanta intimidade com as pessoas que nos rodeiam, em que estamos mais focadas em fazer do que em sentir, em que sabemos que temos uma função a desempenhar, por vezes só ao final do dia, no conforto dos braços que lhes são familiares, é que os nossos filhos se sentem confortáveis para expressarem o que passaram o dia a acumular.
Não se deixem contagiar pelas insinuações de que os vossos filhos se portam pior quando vocês estão presentes, que eventualmente ficam frustrados com a vossa chegada, que os educam menos bem e isso os leva a comportarem-se daquele modo.
Se os vossos filhos se expressam quando vocês chegam, significa que existe proximidade e à vontade para isso - não é isso que fazemos junto de quem mais amamos

Texto de 3m's - Menina, Mulher, Mãe
Por Tânia Correia
Ilustração - pt.depositphotos.com