Mamã Elefante


Mamã Elefante
Trabalhar em casa não é nada fácil, aplausos para quem consegue! Sei-o por experiência própria. Além de se perder a parte da socialização, intrínseca ao ser humano, todas as tarefas mencionadas abaixo são consideradas "obrigatórias" e o número de horas trabalhadas é muitas vezes superior ao de quem tem horário fixo...

"Quando o escritório é em casa. 
Quando és mãe, profissional, mulher e dona de casa. 
Quando exerces o teu trabalho em casa, ele passa a ser muito mais do que apenas a tua profissão. 
Como trabalhas em casa podes fazer o almoço todos os dias porque estás em casa por isso tens tempo.
Quando trabalhas em casa podes lavar roupa, estender, passar a ferro, arrumar a roupa e ir vendo o que deixa de servir e organizar gavetas que se desarrumam todas as semanas. 
Quando trabalhas em casa, podes lavar a loiça, limpar a casa, arrumar e organizar o que é preciso, porque estás em casa por isso tens tempo. 
Quando trabalhas em casa és tu que cuidas dos miúdos quando estão doentes, porque já estás em casa.
És tu que que os despachas de manhã, que tratas do lanche e vês se está tudo na mochila, és tu que preparas a roupa e dizer mil e uma vezes para o teu filho se despachar a comer e outras tantas a dizer que estamos atrasados.
És tu que levas com as birras matinais enquanto olhas para o tecto e pensas: respira e não pira...  
És tu que vais às compras nem que tenhas que ir uma segunda vez porque te esqueceste de alguma coisa. 
E no meio dessa rotina normal de mãe e dona de casa tens a tua profissão e não sais para trabalhar, não interessa se tens horas de edição pela frente, se tens que ir a fornecedores, aos ctt, se tens que pensar em novos produtos, se tens designs para fazer, se tens que te inspirar em frases bonitas quando os clientes te pedem, porque no meio disso tens que parar para fazer todas as outras coisas.. porque estás em casa..
E porque estás em casa também não te podes esquecer de ti mulher, porque é preciso, aliás, no meio disto tudo é o mais importante porque precisas de combustível para arrancar com tudo e esse combustível vem quando pensas em ti e tiras uns minutos todos os dias para te amar. 
Exercer uma profissão em casa é esta mistura de tarefas, onde não somos nada em concreto e ao mesmo tempo somos tudo. 
E ainda levamos com as pessoas que acham que não fazemos nada porque estamos em casa.  
Somos umas super mulheres do caraças, mesmo que a nossa capa seja invisível no fundo sabemos que ela está sempre lá..
E no meio disto tudo é isso que importa"


Mamã Elefante