Serra da Estrela vai ter uma mega pista de gelo


18 Nov
18Nov

Assim que surgem os primeiros nevões do ano, milhares de portugueses começam a planear uma escapadinha à Serra da Estrela. O objetivo é desfrutar da neve, garantir a diversão e a surpresa dos miúdos, dormir em hotéis e alojamentos incríveis e comer bem: no fundo, viver momentos únicos.

A experiência está prestes a tornar-se ainda mais atrativa. A Federação de Desportos de Inverno de Portugal que detém a gestão Pousada de Juventude da Serra da Estrela, criou um projeto surpreendente, que está prestes a abrir. 

A 20 de novembro, é inaugurada a Serra da Estrela Ice Arena, uma pista de gelo de 400 metros quadrados localizada mesmo ao lado da Pousada.

Lino Torgal, o diretor da pousada situada nas Penhas da Saúde, explica o conceito. É a primeira vez que algo assim abre na zona e é um equipamento para ficar. E corresponde ao que imaginávamos: trata-se de uma pista de gelo pensada para todas as idades, onde, para além de patinar no gelo, se podem praticar ou experimentar outras modalidades como Curling, Hóquei no Gelo, Patinagem Artística e de Velocidade, com todos os acessórios disponíveis para quem a queira testar.

Estará aberta todos os anos, durante toda a época de inverno: do início do mês de novembro até ao final do mês de abril. 

A estreia da Pista de Gelo das Penhas da Saúde na Serra da Estrela acontece em novembro deste ano e parte uma premissa simples: “o que queremos garantir a todos os que vierem à Serra, seja porque motivo for, é que encontrem diversão. Mesmo sem neve ou com mau tempo, mesmo que as condições climatéricas não permitam subir à torre, têm sempre inverno”, explica o diretor.

A Ice Arena será sobretudo um equipamento de lazer mas terá também uma vertente desportiva para os clubes da região, para modalidades como patinagem artística.

É ainda, garante Lino Torgal, o primeiro espaço em Portugal a abrir este ano com a modalidade de Curling. O acesso propriamente dito à pista não será pago, no sentido de que todos podem visitar e assistir mas o uso da pista com aluguer de patins terá uma tabela de preços, a divulgar em breve.

Certo é que os acessórios poderão ser usados por períodos de meia hora ou uma hora, e depois os valores dependerão da época, idade dos utilizadores e dias da semana; mas andarão “entre os quatro e os 10€”, adianta o responsável.

Para visitar e utilizar a pista não precisa de estar alojado na pousada e, além disso, vai também encontrar por lá um bar de apoio com refeições.

Quanto às expectativas, “sendo a primeira vez que um equipamento deste nestes moldes funciona em Portugal” são elevadas. 

“Ao fim de semana no inverno há entre mil a cinco mil pessoas diariamente na Serra, isso é o que sabemos. A expectativa é alta porque sabendo que as pessoas vêm sobretudo à procura de neve mas por vezes, por vários motivos, não conseguem desfrutar dela. Agora passam a ter sempre algo para fazer a uma cota de 1500 metros, com esta pista disponível nas Penhas da Saúde”.